• Opusflex

Como combater a devastação da floresta, comprando móveis de madeira?


Sei que prometi, que neste mês, faria um post, sobre como usar na prática o círculo cromático e a harmonização da paleta de cores, na decoração. No entanto, não podia deixar passar um assunto que mesmo depois de um mês, continua literalmente "quente" na internet, que foram as queimadas, do mês de agosto.

Para quem está desconectado, ou não mora neste planeta, no mês de agosto de 2019, ocorreram várias queimadas, em diversos estados do país, que criaram uma mancha de fumaça vista do espaço, por meio de satélites, que atingiu cidades distantes, no sudeste do país, como São Paulo.

Não pretendo entrar em detalhes sobre o ocorrido, vocês poderão encontrar um extenso material na internet. O que eu gostaria mesmo de tratar neste post, é como nós seres "urbanos", frequentadores de shopping centers, caminhantes de vias asfaltadas, podemos colaborar para a redução do desmatamento, estando a kilometros de distância?

Será, que ao criticar o desmatamento, prejudicamos a economia e fonte de renda das famílias destes locais?

Seria hipócrita falar sobre desmatamento, apoiado em uma mesa com o tampo confeccionado em madeira? Critica esta, que poderá ser impressa em papel, também produzido com madeira?

Saibam que por mais incrível que pareça, mesmo estando distante, nós "seres urbanos", podemos influenciar positivamente, no que ocorre no meio da floresta. Para isso, basta dar preferência aos produtos que possuem algum tipo de certificação ambiental. Felizmente, no Brasil, dispomos de algumas opções:

Selo FSC - Madeira de Origem Reflorestada com Manejo Sustentável

01 - Selo FSC (Forest Stewardship Council - Conselho de Manejo Florestal). Um dos mais conhecidos, é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada no início da década de 90 com o intuito de contribuir para a promoção do manejo florestal responsável ao redor do mundo. Está presente em mais de 70 países, e possui desde 2001 um escritório no Brasil, localizado em São Paulo, que possui a missão de difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras, conciliando os aspectos ecológicos com a viabilidade econômica. Possui um sistema em que as empresas podem se submeter a um processo de certificação, que ao ser atingido pode utilizar de um selo, que identifica que os produtos são originados de um bom manejo florestal.

Selo CERFLOR de Certificação Ambiental

02 - CERFLOR - O Cerflor é o programa brasileiro de certificação florestal, e tem como desafio sensibilizar empresários do setor florestal da importância da certificação, alem de fomentar mecanismos para pequenos e médios produtores florestais para certificar e disseminar a certificação na cadeia de custódia.

Selo ISO 14001 de Qualidade Ambiental

03 - Certificação ISO 14001 - ISO (International Organization for Standardization) é um sistema de certificação que possui diversos selos. O selo 14001 tem como princípio a proteção ao meio ambiente, a prevenção à poluição e a gestão de impactos ambientais. A intenção é impedir o desperdício de recursos pelas empresas, gerar menos resíduos e evitar danos ao meio ambiente resultantes dos processos de produção.

Ao dar preferência aos produtos de empresas que possuem uma ou todas as certificações que relacionei, você terá certeza que contribuiu para:

- Diminuição do desmatamento das florestar - Valorização das empresas que utilizam matéria-prima extraída de maneira sustentável - Você faz parte de um consumo consciente - Você ajuda a reduzir a emissão de CO2 - Você contribui para assegurar os direitos dos trabalhadores e de populações tradicionais que vivem na floresta.

Alem disso, você terá a garantia de que o seu produto, não causou nenhum dos 5 itens abaixo:

- Madeira oriunda de exploração ilegal - Madeira cuja exploração implicou na violação de direitos civis - Madeira obtida de florestas cujos atributos de alto valor de conservação estão ameaçados pelas atividades de manejo - Madeira oriunda de florestas cujas terras estão sendo convertidas em plantações destinadas a outros usos que não florestal

Dando preferência ao consumo de produtos com certificação ambiental, você também estará motivando o desenvolvimento de novas tecnologias como por exemplo o desenvolvimento de mudas de eucalipto (uma das principais madeiras utilizadas no reflorestamento), que são capazes de se desenvolver em locais com solo pobre, com muito ou poucas chuvas, áreas já desmatadas, etc... que vão contribuir para redução da emissão de carbono no seu transporte (nos casos de serem produzidas mais próximo da região de consumo), desenvolver regiões e comunidades carentes, onde o solo é pobre, ou foi empobrecido devido a prática da monocultura, por exemplo. Alem de "sufocar" o grileiro, que age a margem da lei.

"Quando você não se preocupa com a origem da madeira dos produtos que você consome, os que fazem certo perdem, e os que fazem errado ganham"

Escolhendo produtos certificados, você ajuda a preservar a floresta e os povos que nela habitam.

Afinal de contas, o problema não é o consumo, ele só precisa ser consciente!

Na sua próxima aquisição de mobiliário, procure por alguns destes selos, e durma com a consciência tranquila, sabendo que fez a sua parte!

Fontes:

http://snif.florestal.gov.br/pt-br/certificacao-florestal/322-certificacao-cerflor http://www.plural.com.br/materia_importancia_fsc.php

#amazonia #amazônia #desmatamento #desmatamentodaamazonia #consumoconsciente #certificaçãoambiental #grilagemdeterra #madeirareflorestada #selofsc #grilagem #grilagemdeterras #madeiradereflorestamento #consumidorconsciente #certificaçãoiso14001 #empresascertificadasiso14001 #desmatamentolegal #oconsumoconsciente #certificaçõesambientais #exemplosdeconsumoconsciente #auditoriaecertificaçãoambiental

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo