top of page
  • Foto do escritorOpusflex

Escritório aberto, promove "compliance"


Eu geralmente cito em meus posts, de que o mobiliário do escritório deve refletir os valores da empresa, direcionar a cultura corporativa.

No entanto sempre me perguntam:

"OK, entendi, mas e dai? O que eu preciso fazer? "

Então, desta vez, resolvi trazer um caso real, para ilustrar o conceito.

Mesa de reunião próxima à área de trabalho, sem paredes

O banco de Montreal no Canadá, ao implementar novas políticas de "compliance" (palavra muito na mídia, ultimamente), entendeu que de nada adianta escrever a política em quadros na parede, se isso não representasse uma mudança comportamental.

Mas para induzir mudança, era preciso demonstrações físicas, de que as mudanças estavam ocorrendo, e nada melhor para demonstrar, de que o mobiliário do escritório.

Mesas do tipo plataforma e divisórias piso-teto em vidro

Com base nesta premissa, a empresa providenciou uma alteração radical no layout do escritório, começando por “derrubar” todas as paredes que dividiam os departamentos (bem radical para um banco, que utiliza barreiras físicas, para demonstrar solidez e segurança).

Ao retirar as paredes desnecessárias, que separavam departamentos, implementou divisórias em vidro total, nos locais onde ainda precisavam de separações físicas.

Sala de reunião com divisórias em vidro, próxima à área de café

Trocou os postos de trabalho individuais, por plataformas de trabalho coletivas. Agora, todos trabalham em ambientes compartilhados, vendo uns aos outros.

Armários do tipo escaninho, instalado em área comum, para guarda de pertences pessoais

Aboliu os gaveteiros individuais, instalados nas mesas (uma tendência, já percebida junto aos nossos clientes, aqui no Brasil), deixando os documentos de uso comum, em armários compartilhados.

Área de descompressão, com sofás localizados entre as mesas de trabalho

Criou áreas de café, refeições e descompressão, coletivas, para promover a integração entre diversos departamentos.

E por fim, aboliu as salas privativas dos executivos, integrando-os, ao restante do time.

Este me parece um típico caso, daqueles que irão parar nos livros de MBA por todo o globo, nos próximos anos, como um caso de sucesso.

#cadeiradeescritorio #mesadeesccritorio #mesaparaescritorio #gaveteiro #moveisparaescritorio #divisorias #moveisdeescritorio #armariodeescritorio #mesadereunião #mobiliario #gaveteiroescritorio #poltronaparaescritorio #sofaparaescritorio #sofaescritorio #mobiliário #decoraçãoescritorio #gaveteiroparaescritorio #poltronaprarecepção #escritorioplanejado #armarioparaescritorios #bancadaescritorio #sofasparaescritorio #mobiliariocorporativo #moveiscorporativos #moveisplanejadosparaescritorio #comprarcadeiradeescritorio #moveisplanejadosescritorio #moveispararecepção #moveisparaescritorios #arquivoescritorio #mesaecadeiraparaesccritorio #moveispescritorio #moveisparaescritoriosorocaba #mobiliáriodeescritório #layoutdeescritório #projetodeescritorio #compliance #moveisparaescritoriocompleto #moveisparabanco #moveisescritoriosorocaba

33 visualizações0 comentário
bottom of page