Le Corbusier | Mais que um Sofá!


Se você pensava, que "Le Corbusier", era apenas um sofá feito de "ferrinhos" cromados que não deixam as almofadas escorregarem? Achou errado!

Sofá "Le Corbusier" considerado um sofá contemporâneo 90 anos depois
Charles Edouard Jeanneret-Gris | Le Corbusier

Charles Edouard Jeanneret-Gris, conhecido por Le Corbusier, foi um arquiteto franco-suíço, de grande influência do século XX.

No Brasil, uma geração de arquitetos modernistas formou-se, influenciados pelo pensamento de Le Corbusier. Em parte pela sua extensa atividade acadêmica e teórica na arquitetura, outra, pela sua consultoria no projeto do Palácio Gustavo Capanema (sede do MEC no Rio de Janeiro) em 1936.

Neste edifício, podemos encontrar conceitos defendidos por Corbusier, como a entrada em “pilotis”.

Palácio Gustavo Capanema | Arquitetura Modernista anos 1930

Le Corbusier, defendia o conhecimento amplo das áreas, passando por todos os planos da concepção do espaço (do mobiliário à cidade, passando pela moradia). sendo que também foi pintor, escultor, criador de cartões para tapeçaria, escritor, e pensador. Sendo considerado por muitos, o primeiro arquiteto global.

Esta visão global, fez muito sentido no período modernista. Vale lembrar que o movimento teve seu marco histórico na "Semana da Arte Moderna" no início dos anos 30, e acampou as artes plásticas, literatura, música, arquitetura, urbanismo e até mesmo a política, passando pelo "Estado Novo" de Vargas, até a construção de Brasília no início dos anos 60.

Alias Corbusier e o Brasil, sempre tiveram uma relação próxima, tendo influenciado arquitetos como Paulo Mendes da Rocha e Oscar Niemeyer. Influência esta de duas vias. O que podemos observar nas duas visitas de Corbusier ao Brasil.

Uma curiosidade sobre uma de suas viagens ao Brasil, foi que durante um passeio aéreo conduzido pelo piloto e escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (sim, você não está lendo errado, o escritor do livro de cabeceira predileto das candidatas a Miss Universo, o Pequeno Príncipe), Le Corbusier, ao perceber a disposição de uma cidade “entalada” entre o mar e o morro, teve a ideia de uma cidade-viaduto. Que viria a se tornar um gênero de urbanização, conhecido como “Projecto Obus”.

Projeto Obus | Genero urbanístico criado por Corbusier, inspirado na geografia do Rio de Janeiro

Consciente da importância de Le Corbusier, o Museu da Casa Brasileira, localizado na cidade de São Paulo, desde o dia 16 de junho, apresenta, a exposição ‘Experimentando Le Corbusier – Interpretações contemporâneas do modernismo’.

Arte da mostra Experimentando Le Corbusier

A exposição tem como objetivo, refletir sobre o modernismo no Brasil, sob a ótica do pensamento moderno e revolucionário de Le Corbusier.

Le Corbusier

A mostra conta com projetos de artistas, arquitetos e designers, que foram convidados a repensar as ideias propostas por Le Corbusier.

No campo do mobiliário, o visitante poderá contextualizar o modernismo, com as peças de marcenaria elaboradas em parceria com o instituto Leo (www.institutoleomadeiras.com.br), inspirados nas obras de Le Courbusier.

Na arquitetura, a instalação Taquara, que é um abrigo leve e sustentável feito em bambu, que faz referência ao “Cabanon de Vacances” ou “Cabana de Férias” em uma tradução literal. Que foi construída por Le Courbusier para ele e a família passarem as férias no Mediterrâneo Francês. Ambos os projetos trazem a madeira como um elemento de conforto e simplicidade. Alem de exprimir a crença do arquiteto nas proporções e amplas entradas de luz.

A exposição proporciona aos visitantes, um panorama mais amplo da arquitetura (em tempos de altos níveis de especialização), integrando-a não somente ao urbanismo, mas também à filosofia, artes visuais e design.

Experimentando Le Corbusier – Interpretações contemporâneas do modernismo Visitação até 12 de agosto Museu da Casa Brasileira Av. Faria Lima, 2705 Tel.: (11) 3032-3727

#arquitetura #arquiteturacorporativa #designdeinteriores #designinterior #arquiteturacontemporânea #arquitetosfamosos #arquiteturaedesigndeinteriores #arquiteturacomercial #arquiteturaedesign #projetodeescritorio #projetoescritorio #arquiteturaescritorio #lecorbusier #corbusier #lecorbusiersofa #sofalecorbusier #sofasparaescritorio #arquiteturamoderna #lecorbusiernobrasil #moveislecorbusier #arquiteturamodernalecorbusier #exposiçãolecorbusier #obrasdelecorbusiernobrasil

68 visualizações0 comentário