top of page
  • Foto do escritorOpusflex

7 atitudes simples para deixar a rotina de trabalho mais leve


Você fica horas demais trabalhando e acaba sem espaço para ter uma rotina de trabalho mais leve. E não pense que, para isso, você terá que mudar completamente seu cotidiano. Bastam pequenas atitudes e detalhes para ir de um dia maçante e cansativo para um expediente mais prazeroso e com menos estresse. A boa notícia é que é possível adotá-las, independentemente de qual cargo você exerce. Permita-se relaxar e trabalhar duro – e não pesado – e deixar tudo à sua volta muito mais leve com essas atitudes. 1. Sente-se confortavelmente

Quantas horas você fica sentada por dia? Se a resposta foi “muitas”, então, você precisa, no mínimo, ter uma boa relação com sua cadeira. Quando se trabalha em home office, o ideal é ter um móvel confortável – e, acredite, o investimento vale a pena. Se esse não for o caso, converse com seu superior para verificar a possibilidade de a empresa adquirir cadeiras mais ergonômicas. Sua saúde agradece!

2. Alongue-se

A atitude também é muito importante para manter a saúde em dia e evitar doenças ocupacionais, como tendinite e bursite. Faça isso a cada duas horas.

3. Ouça música

Uma boa trilha sonora pode ser o que você precisa naqueles momentos onde falta inspiração ou quando parece que o estresse vai lhe dominar. O Spotify tem uma série de playlists temáticas que facilitam a tarefa. Se o objetivo for fugir das conversas ao redor e aumentar o foco, vale investir em um bom headphone com espuma para isolamento acústico. 4. Pause para meditar

Bastam 10 minutos ao dia para voltar aos eixos e expulsar o estresse. Aplicativos como Headspace (gratuito para Android e iOS) oferecem meditação guiada focada no mindfulness – método que consiste em trazer a mente para o momento presente, com atenção plena. Isso alivia a ansiedade e aumenta o foco, ajudando a terminar a jornada de trabalho de um jeito muito mais leve. Dedique um tempinho à atividade em sua hora de almoço e veja os resultados. Se não der para meditar, respire fundo algumas vezes ao longo do expediente.

5. E para tomar café

Ou chá, leite… o importante é que haja essa pausa no meio do expediente para deixar a mente respirar. Pegue sua xícara e puxe conversa com seus colegas, mesmo aqueles que não são do seu setor. Tirar o foco do problema que você está tentando resolver refresca a mente – e você pode voltar para a mesa com a solução na ponta da língua. Além disso, esses momentos podem ser muito benéficos para seu networking.

6. Troque o papel de parede do computador

Pode parecer algo pequeno, mas ficar olhando para uma tela preta não é nada inspirador. Se a empresa permitir, coloque uma imagem bonita na área de trabalho – fotos da natureza costumam ser as mais relaxantes. Vale pesquisar na internet ou selecionar cliques feitos por você mesma.

7. Seja leve

Você não tem controle sobre o que as pessoas pensam e dizem, mas pode controlar sua maneira de lidar com isso. Trilhar o caminho da leveza é um exercício diário que pode mudar sua rotina e também a de quem a cerca.

44 visualizações0 comentário
bottom of page