Senta direito!


Acredito que muitos de nós (nascidos entre os anos 60 e 80), crescemos ouvindo esta frase das nossas mães, professoras ou alguém “mais velho” – “Senta direito”. Aposto que ao ler o título deste post, você ouviu a voz da sua mãe bem no fundo e já endireitou as costas na cadeira, deixando a coluna reta. Mas será que “sentar direito” se resume a isso? Por sorte, o item do mobiliário do escritório que mais se beneficia com o desenvolvimento tecnológico, é a cadeira. Neste post, quero apresentar um guia prático e rápido para você aprender a ajustar corretamente sua cadeira no escritório, aproveitando o máximo da ergonomia que ela tem a oferecer.

Recente estudo realizado pela universidade do Texas mostrou que se obtém um expressivo aumento de conforto e produtividade no escritório, utilizando-se cadeiras de alto desempenho, desde que da maneira correta.

Ergonomia no escritório

As pessoas raramente ajustam suas cadeiras. O principal motivo é o desconhecimento do seu funcionamento, bem como da biomecânica correta do sentar.

Vamos ajustar nossas cadeiras de acordo com o roteiro a seguir:

01- Ajuste da altura do assento:

Este ajuste é a base para os demais. Nosso joelho precisa formar um ângulo de 90° e os pés precisam estar com toda a planta apoiada no solo.

Deixar o assento muito alto causará uma pressão na parte inferior das coxas prejudicando a circulação.

Deixar assento muito baixo ocasionará uma postura inadequada, causando dores na lombar ao final do dia.

02- Ajuste do apoio lombar:

Apoio lombar da cadeira

Praticamente, todas as cadeiras possuem apoio lombar, mas poucas possuem ajuste.

Sem o ajuste correto da lombar, a curvatura da coluna tende a ficar plana, tencionando a musculatura e pressionando os nervos, causando dores nas costas. Depois de muito tempo pressionado, a musculatura relaxa e toda a tensão vai para os ligamentos, causando a sensação de queimação. Essa dor aumenta progressivamente com o passar dos anos.

Entretanto, regular a altura do apoio lombar é muito simples, deve-se seguir a seguinte relação:

Pessoas com altura de até 1,65m, posicionar o apoio lombar na altura mínima.

Pessoas com altura de até 1,75m, posicionar o apoio lombar na altura média.

Pessoas com altura superior a 1,75m, posicionar o apoio lombar na altura máxima.

03- Ajuste da altura do apoio de braço:

Os braços também precisam formar no cotovelo um ângulo de 90° entre o braço e o antebraço, impedindo que os punhos trabalhem sobrecarregados, causando as tendinites e as famosas “LER” (Lesão por Esforço Repetitivo).

Vale lembrar que o apoio de braço, serve para apoiar o braço e não para ficar embaixo da mesa. Apoiar os braços na mesa, apenas nos casos em que a cadeira não possua braços. No entanto, para garantir a postura correta, o ideal é contarmos com cadeiras dotadas de regulagem do apoio de braços.

04- Ajuste da altura do monitor:

Altura no monitor

Este item apesar de não se tratar de uma regulagem da cadeira, exerce um papel importante, pois pode comprometer todo o resultado.

O monitor precisa ficar ao menos a 40 cm de distância e a altura do topo da tela tem que ficar pelo menos na altura dos olhos. Lembrando que não vale alterar os ajustes da cadeira para ficar com o monitor na posição adequada.

05- Ajuste da inclinação do encosto:

9% borda do assento - 28% meio do assento - 18% parte posterior do assento - 23% inclinado sobre o encosto - 22% braços sobre a mesa

Se você chegou até este ponto do post e sua cadeira possui regulagem de inclinação do encosto e sistema de regulagem de tensão do relax, alem de todas as descritas anteriormente, incline o encosto da cadeira, destrave o mecanismo do relax, alongue os braços, as pernas, e os punhos, pois parabéns, você é o feliz proprietário de uma cadeira ergonômica e agora sabe utilizá-la, para aumentar a sua saúde e produtividade no trabalho.

Se sua cadeira possui regulagem de todos estes itens, ela pode ser considerada ergonomica.

Se não, entre em contato conosco e solicite um orçamento!

#cadeiradeescritorio #cadeiraescritorio #moveisparaescritorio #cadeiraparacomputador #cadeiragiratoria #cadeiraparaescritorio #cadeiraconfortaavel #cadeirasecretaria #cadeiradiretor #cadeiracombraço #cadeiraergonômica #nr17 #poltronaparaescritorio #cadeirasergonomicas #comprarcadeiradeescritorio #cadeiraergonimica #ergonimia #segurançadotrabalho #riscosergonomicos #manualdeergonomia

835 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo