top of page
  • Foto do escritorOpusflex

Como montar um escritório de engenharia


Recentemente li uma matéria sobre o novo escritório corporativo da Airbus (companhia francesa do ramo da aviação), na cidade de Toulouse. E achei muito interessante, o fato de que toda a concepção do projeto (prédio até o layout e desenho dos móveis), foi pautado pela estratégia corporativa do grupo, visto os desafios do mercado da aviação.

Imagina o seguinte cenário, sua empresa é uma gigante do seu segmento, o que é bom, porem, vem perdendo agilidade no desenvolvimento de produtos e tomada de decisões.

Por isso, gigantes globais da aviação como a Airbus e Boeing estão buscando parcerias com empresas menores como a Embraer e Bombardier.

Mas ai você me pergunta: "O que os móveis para escritório, tem a ver com isso" E eu respondo:

"Muito, tem muito a ver!"

Imagina uma empresa em que os processos e decisões são basicamente lineares, passam de um departamento para o outro, em uma sequencia predeterminada. Logo o escritório se organiza em departamentos. Reuniões precisam ser previamente agendadas, e salas reservadas para tais reuniões. Quanto tempo isso dispende?

O que o pessoal da Airbus percebeu, foi que poderiam mudar esta dinâmica, simplesmente alterando o espaço de trabalho.

Parte central do novo escritório da Airbus

Desta maneira o novo local, chamado de "Le Garage" foi pautado no conceito da agilidade comum às empresas do Vale do Silício.

O "Le Garage" foi projetado para ajudar os especialistas em pesquisa e tecnologia a acelerar as soluções mais rapidamente, facilitando a solução de problemas de forma simultânea e não linear. O prédio foi dividido em 4 diferentes espaços, mas não por departamento, e sim pela forma de trabalhar.

Existem escritórios para o pessoal de tempo integral, mas também áreas grandes e pequenas, para acomodar equipes de diferentes tamanhos, bem como uma área repleta de tecnologia digital, dedicada ao desenho assistido por computador (Cad). Sendo uma delas chamada de "Instalação de Design Concorrente", um espaço equipado com a última geração em tecnologia.

Salas de reunião do novo escritório da Airbus

Tal espaço, permite que equipes de especialistas em diferentes disciplinas trabalhem de forma colaborativa em projetos, usando metodologias de engenharia concorrentes, para sistemas complexos do avião.

A ideia era de que o espaço com o conceito de "projetos de garagem", fossem zonas designadas de projeto, dentro de um "campus" mais amplo da Airbus. Quem assistiu "O estagiário" e o filme "Jobs", sabe do que eu estou falando.

Áreas centrais do escritório da Airbus

O conceito do prédio, compreende um espaço de colaboração central, que funciona como um centro de apoio às várias "garagens de projeto" que circundam o espaço mais amplo.

As garagens de projeto são flexíveis e têm capacidade de se adaptar de espaços de trabalho baseados em Desktop à espaços de oficinas físicas. Os mais amplos, consistem em diferentes áreas de trabalho de plano aberto (dedicadas ou não), com paredes que podem ser desenhadas e telas de TV integradas, bem como salas pequenas e silenciosas, para trabalhos e reuniões mais focadas, ou salas de reuniões para conferências maiores. Alem disso, existem alguns espaços de café e descompressão.

Área aberta para café - Escritório Airbus

Este é um típico exemplo em que a "forma deve seguir a função", levada ao extremo, ao ponto de refletir a estratégia corporativa da companhia.

O edifício de última geração acolherá mais de 130 funcionários, incluindo especialistas em áreas como ciência da computação, matemática aplicada e eletro-magnetismo.

Há também um espaço para 40 especialistas visitantes de universidades, start-up's e fornecedores da Airbus.

Salas de reunião amplas - Escritório Airbus

E você, ficou tentado em deixar sua empresa alinhada com a estratégia?

Nós podemos concretizar seu desejo!

www.opusflex.com.br

15 visualizações0 comentário
bottom of page