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Como projetar um escritório digno de capa de revista

Sabe aquela foto, do escritório “da revista”, que tem um “toque” de sofisticação, e você não consegue reproduzir no seu escritório? Você compra todas as mesas, armários, cadeiras, mas não fica igual ao escritório da revista?


Se você quer saber como deixar o seu igual, leia este post até o final, para descobrir como deixar o seu escritório mais parecido com o da revista.


Antes de tudo, preciso dizer (mesmo que isso decepcione algumas pessoas), que o foco de um projeto para publicação, é basicamente estético, enquanto o do escritório real, é funcional. No escritório “para publicação”, o posicionamento do mobiliário, tamanho dos corredores e disposição dos móveis, tem o objetivo estético, muitas vezes adequado somente para as lentes, e não uso no dia a dia. Quem, já foi a um set de filmagem, e depois assistiu ao filme, sabe do que estou falando.


Outro ponto importante, é que no escritório do “dia a dia”, o foco são os móveis funcionais (mesas, armários, gaveteiros, cadeiras, mesas de reunião, etc...) já no escritório para foto, o enfoque são as áreas de café, recepção, descanso, etc...

Mas, colocada a premissa de que os focos são diferentes, ainda podemos utilizar em nossos projetos, elementos que mesmo funcionais, podem valorizam esteticamente o escritório. Os principais elementos (alguns funcionais, outros nem tanto), que podem dar um ar de sofisticação para o seu escritório são:


Luz natural:

Este não é exatamente um item, mas vai por mim, ele faz muita diferença (tanto para as lentes, quanto para os olhos). Quem gosta de fotografia, já deve ter observado que fotos ao ar livre, tendem a ficar melhores e mais “alegres”, sem muito esforço por parte de quem está tirando a foto, não é verdade? Pois saiba que fotógrafos profissionais, quando não tem a luz natural “ao seu lado”, buscam reproduzi-la artificialmente. Dito isto, sempre que possível, busque aproveitar ao máximo a luz natural no escritório. E para não ter que usar muitas persianas (desperdiçando a luz natural), busque posicionar as mesas de uma maneira em que as janelas fiquem perpendiculares às mesas, minimizando os inconvenientes gerados pelos reflexos nas telas do computador. E quando for possível, sempre procure observar qual é a face norte da edificação no seu projeto, fugindo da inconveniência da incidência direta da luz solar, ao longo do dia. Resumindo, sempre busque aproveitar ao máximo a luz natural no projeto do escritório.


Acrescente plantas no seu escritório:


Se você seguir direitinho a dica número 1, terá muito sucesso em aplicar a dica número 2. o fato, é que assim como os seres humanos precisam da luz para se sentir melhor, plantas precisam de luz natural para viver bem. Com isso, a dica número 2, é considerar o uso de plantas no escritório. Eu sei que elas dão um pouco de trabalho para cuidar, mas o seu aspecto orgânico, serve como um contraponto às formas “duras” e “retas” do mobiliário. Os seres humanos, por mais “urbanoides” que sejam ainda precisam de um pouco de “verde” para os olhos.


Forro:

No escritório, o forro possui basicamente duas importantes funções, que são: Dar tratamento acústico e esconder a parte técnica. O tratamento acústico ao ocorre devido à absorção do som, sendo que, mesmo em ambientes abertos (onde não acontece o isolamento, através das paredes), tem a função de diminuir a reverberação, que pode vir a incomodar muito, quando pessoas falam ao mesmo tempo. A segunda função, é a de esconder toda a parte chamada "técnica", como tubulações de água, sistema de combate a incêndio, ar condicionado, elétrica, rede, etc... E já que precisaremos mesmo do forro, porque não olhar com carinho para ele, deixando-o em harmonia com o restante do mobiliário. atualmente existem muitos modelos de forros, que vão desde os mais básicos (como os lisos, ou as tradicionais placas de isopor), até os mais descolados, coloridos e com diferentes formatos, podendo em alguns casos, serem instalados com diferentes alturas.


Bem, até agora, eu não disse nada de muito diferente, não é mesmo? Então, gostaria de entrar em um último item, que são os elementos “criativos – funcionais”. Uma coisa que eu reparei ao longo de anos trabalhando com móveis para escritório, são os elementos criativos, que grandes arquitetos corporativos usam em seus projetos, criando elementos únicos, que ao mesmo tempo em que “enriquecem” o escritório, criam verdadeiras “assinaturas de design", diferenciando o projeto.


Até porque, vamos pensar juntos: Por mais que tenhamos variações no desenho das mesas, cadeiras e armários, tais elementos não mudam muito, não é mesmo? Afinal, um armário geralmente é uma caixa de madeira com duas portas, uma mesa, é uma superfície montada sob apoios e biombos são placas lisas que dividem ambientes. E não tem nada de errado nisso, e é justamente por esse motivo, que arquitetos experientes, investem na diferenciação de ambientes como recepção, áreas de café, descanso, etc... Pois tais ambientes ocorrem em menor quantidade, ao mesmo tempo em que possuem mais destaque no projeto.


Para criar esse diferencial, os arquitetos experientes, especificam móveis padronizados (que tem preços mais competitivos), nas áreas de staff, e reservam os móveis especiais (com desenho exclusivo), para áreas menores, como recepção, café e áreas de lazer.


A desvantagem dos móveis “exclusivos” são os custos elevados e falhas de fabricação, visto que são altamente dependentes de mão de obra especializada, fazendo pouco uso de maquinário automatizado. Já nos móveis padronizados, devido ao ganho de escala, os custos são menores, e a possibilidade de falhas é quase mínima, visto que as máquinas são programadas para reproduzir um grande número de peças iguais.


Por conta disso, (como eu prometi no começo do texto), segue a dica mais relevante desse post, que é o uso de móveis modulares. Estes móveis aproveitam o melhor dos dois mundos, pois são compostos de partes padronizadas, que podem ser combinadas de inúmeras maneiras formando combinações das mais variadas, dando um ar de exclusividade ao projeto, sem aumentar demais o custo do mobiliário.


São inúmeros exemplos que podemos usar, como biombos, mesas e armários que podem ser combinados, dando personalidade ao escritório. Porem hoje eu gostaria de destacar um lançamento do fabricante “Marzo Vitorino”, chamada “Make”.


A linha Make, é basicamente um conjunto de estruturas, que por serem modulares, podem receber diversos elementos, como prateleiras, fechamentos em “C”, armários, almofadas, tampos de mesa e gaveteiros.

















Acho que este é um bom exemplo de soluções que podem dar personalidade ao escritório, sem os inconvenientes dos móveis 100% sob medida.

Se você quiser um escritório com personalidade, entra em contato com a gente, para criarmos algo diferenciado, sem perder funcionalidade nem fugir do orçamento!

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