top of page
  • Foto do escritorOpusflex

Como usar o estilo industrial em projeto de escritório?

Atualizado: 1 de jun. de 2020

Nos últimos meses, nós aqui da Opusflex, por meio do nosso departamento de projetos, percebemos um sensível aumento na procura de projetos (e consequentemente produtos), pautados pelo estilo industrial. Ai veio aquela pergunta: Será que o retorno do estilo industrial na decoração, vai substituir o até então "queridinho" escandinavo? Sinceramente, eu não sei a resposta! Mas isso não me afeta, porque a parte boa, é que ambos os estilos de decoração são ótimos.



Móveis área do café estilo industrial
móveis estilo industrial

A história do estilo industrial, começa entre as décadas de 60 e 70 com a adaptação de galpões abandonados que passaram a ser utilizados como moradia, por inquilinos descolados que transformaram estes galpões em loft's modernos. Abrindo mão de grandes adaptações (para esconder a tubulação elétrica e hidráulica, por exemplo), foi possível aproveitar as características positivas destes locais, como seus amplos espaços, pé direito elevado e abundante iluminação natural. Características bem proveitosas em projetos de escritório na atualidade também. Afinal, que mal faz um escritório amplo, aberto e com intensa iluminação natural, não é mesmo?



Uso de cobogó, aliado ao estilo de decoração industrial
Recepção de estilo industrial com uso de cobogó


Mas será que é possível utilizar o estilo industrial em projetos de escritórios corporativos?


A resposta é sim, claro que sim. No entanto alguns cuidados precisam ser tomados, afinal de contas, uma coisa é decorar a nossa casa, a outra é o escritório, que mesmo com a intenção de agradar visualmente, tem uma razão de existir, alem de funções comerciais a serem cumpridas.



Utilização de mesas de escritório modelo plataforma, com madeiras de cores claras e pés metálicos, proporcionando um local de trabalho moderno com estilo industrial
Mesa plataforma para escritório estilo industrial


Neste post, vou dar algumas dicas de como nós aqui da Opusflex, temos atuado nos projetos com estilo industrial.


Um ponto relevante e vantajoso neste tipo de decoração, são os amplos ambientes abertos, que vem de encontro com a tendência dos escritórios modernos. Por isso, nos projetos com estilo industrial, damos preferência para utilização de mesas do tipo plataforma, que ajudam a organizar a empresa em departamentos, sem a utilização de paredes, divisórias e portas. Com este modelo de mesa, podemos aliar o estilo industrial (usando pés em aço tubular), com um layout moderno e facilidades do ponto de vista da infra-estrutura, pois o uso de mesas do tipo plataforma, aliados a tubulação aparente deste estilo, facilitam qualquer tipo de remanejamento da instalação elétrica e de infra estrutura da rede do escritório. Uma vez que a partir de um ponto de acesso na mesa, podemos eletrificar todas as demais mesas coligadas a ela, sem a necessidade de uso do piso elevado.



Divisão dos departamentos do escritório com o uso de armários
Divisão dos espaços com uso dos móveis do escritório


A escolha das cores e revestimentos dos móveis, exige uma atenção especial. Por se tratar de um ambiente, à princípio rústico, e se valer de um tipo de construção mais crua, do ponto de vista de revestimentos, se faz necessário no momento de escolher os móveis, o uso de acabamentos mais acolhedores como tampos em cores de madeira mais "quentes", e revestimentos aconchegantes nas cadeiras, em contraponto com o excesso de aço aparente.



Mesa plataforma estilo industrial com mesas em tons madeirados e cores quentes com tecidos acolhedores
Mesas de escritório com cores mais quentes e tons madeirados


A iluminação, também é um ponto que precisa de atenção, pois mesmo com a entrada de luz natural, não podemos nos esquecer de que estamos tratando de um espaço de trabalho. Para isso, grandes lustres pendurados aproximam a fonte de luz, ao local de trabalho. Neste caso, a definição do layout dos móveis, é muito importante, para um bom projeto de iluminação.

No projeto que realizamos recentemente, procuramos aliar o estilo industrial, com as novas tecnologias disponíveis de iluminação em LED, buscando uma maior eficiência energética, de iluminação e baixa emissão de calor para o ambiente.


Uma outra dica, neste tipo de projeto, é usar os armários (preferencialmente os mais baixos) como separadores de ambiente. Com isso, conseguimos manter a amplitude do ambiente, sem abrir mão da setorização (muitas vezes necessárias no escritório), utilizando-se de um móvel essencial ao funcionamento do escritório.


Por fim, espero ter ajudado um pouco com esse pequeno roteiro sobre o uso da decoração estilo industrial, aplicados em escritórios contemporâneos.


750 visualizações0 comentário
bottom of page