• Opusflex

Espaço de Trabalho Saudáveis

Desde o início da pandemia de Corona Vírus, o assunto "Saúde e Segurança do Trabalho", ganhou força. No entanto, este assunto é mais amplo do que somente medidas de contenção ao vírus, como higiene e distanciamento social. Nos últimos meses, auxiliamos diversos clientes, fornecendo mobiliário de escritório voltado á atender as necessidades sanitárias impostas pelo vírus, sem deixar de lado estética e funcionalidade. Usando nossa expertise acumulada ao longo de anos no desenvolvimento de móveis para escritório com abordagem integrada de saúde e bem estar, conseguimos entregar mobiliário feito "sob medida", atendendo as novas exigências postas pela pandemia, sem deixar de lado a funcionalidade e estética do escritório.


Ao que tudo indica, um modelo híbrido entre "home office" e escritório convencional, é o mais saudável e produtivo

Nos últimos meses, observamos a acomodação natural, do que acreditamos que será a realidade de muitas empresas no futuro próximo, em especial, o peso do "home-office" na rotina dos escritórios. É claro que o trabalho de casa, mostrou-se viável, independentemente da necessidade de isolamento e que muito provavelmente irá perdurar mesmo após o fim da pandemia. No entanto, passada a euforia inicial do modelo "100% home-office", a "extensão" do isolamento "aflorou" o nosso "DNA" colaborativo, intrínseco à espécie humana. Ao longo dos meses de trabalho em home-office, empresas perceberam que sim, as pessoas conseguem produzir mesmo sem estar presencialmente no escritório, principalmente nas atividades bem estabelecidas e operacionalizadas. No entanto, com o passar do tempo, a necessidade de contratações, treinamentos e criação de novos projetos, mostrou que o "corpo a corpo" faz muita falta. Ao que tudo indica, um modelo hibrido de home-office e escritório tradicional será o mais saudável e produtivo (mesmo depois da pandemia). O que faz muito sentido, pois a tempos, aplicamos soluções de móveis para escritório, que facilitam a alternância entre a interação com outras pessoas e áreas para trabalhos isolados (que propiciam maior concentração).


O que é uma excelente notícia para as empresas em que o trabalho remoto (mesmo que parcialmente), não é viável. Nestas situações, mantemos as nossas premissas de bem estar no escritório, com um layout em que ao mesmo tempo que proporciona o uso seguro dos colaboradores e promove sua integração, também cria espaços reservados de trabalho, que são "barreiras sanitárias naturais". Usando soluções criativas (ou mesmo tradicionais), é possível estabelecer barreiras ao vírus, sem prejudicar a estética e funcionalidade do escritório.


Mesmo para as empresas em que trabalhar de casa mostrou-se viável e que pretendem implantar a prática em caráter definitivo, o que é claro, não as exime de continuar cuidando do bem estar de seus colaboradores, vale lembrar que, por melhor que seja o espaço em casa para funcionários remotos, ele não substitui o escritório. Escritórios, são locais onde as pessoas se encontram espontaneamente para trocar ideias criativas e inspiradoras, onde a colaboração e espírito de equipe são cultivados. Tal interação, torna as pessoas mais saudáveis, produtivas e inovadoras.


"Escritórios são locais onde as pessoas se encontram espontaneamente para trocar ideias criativas e inspiradoras, onde a colaboração e espírito de equipe são cultivados"

Nas imagens abaixo, ilustramos soluções "criativas", com produtos por vezes tradicionais, que tem dado excelentes resultados na criação de espaços mais seguros com relação ao Corona vírus (atendendo as recomendações de distanciamento entre postos de trabalho, ou que criam barreiras físicas), sem descaracterizar o escritório com soluções pouco ortodoxas.



 

Armário, podem funcionar como divisores. Neste tipo de solução, ao mesmo tempo em que se produz um espaçamento entre os postos de trabalho, podemos aproveitar este espaço para arquivamento. Com isto, ganhamos tempo no acesso ao material arquivado, economiza-se espaço no escritório, e aumenta-se a distância entre os colaboradores. Além do menor investimento em mobiliário.





A simples aplicação de painéis do tipo "abafador" entre as mesas existentes no escritório, já produz resultados sanitários, sem a necessidade de grandes investimentos ou rearranjos de layout.



As divisórias, além de funcionarem como barreiras físicas na contenção do espalhamento de vírus, também podem acumular funções, como a de acomodar cabeamento elétrico, bem como as próprias tomadas. Em alguns casos, pode até mesmo funcionar como estrutura das mesas.

 

Aqui na Opusflex, auxiliamos nossos clientes na criação de ambientes de trabalho adequados para os dias atuais e futuros, levando em consideração a saúde física, emocional, bem estar e consequentemente a produtividade das empresas.


Se você também quer contar com a expertise da Opusflex, adquirindo o mobiliário do seu escritório conosco, me chama para "tomar um café" entrando em contato pelo site:


www.opusflex.com.br

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo