Como comprar mesa de escritório?

Ergonomia começa na mesa!


Por conta dos últimos acontecimentos no mundo, que obrigaram muitas pessoas a trabalhar de casa, o famoso "home-office", deixou claro, que aquela "mesinha" de computador e a banqueta da cozinha, não são adequadas para 8 horas de trabalho. A constatação gerou uma "corrida" às lojas de e-commerce, na busca de cadeiras para escritório, gerando escassez e "inflação" nos preços das cadeiras. Mas, enquanto todos buscavam por cadeiras ditas "ergonômicas", na internet, as pobres mesas "de escritório", foram deixadas de lado. Longe de mim, querer tirar a importância das cadeiras, na missão de trazer conforto, eu mesmo, já escrevi diversos post's, sobre: Como escolher uma cadeira, como ajustar a cadeira de escritório, de acordo com o seu biotipo, tipos de cadeiras, etc... Porem, existe um item do mobiliário de escritório, parceiro de sucesso da cadeira, que é a mesa. Afinal de contas, mesmo a melhor cadeira de escritório do mundo, vai falhar na missão de proporcionar conforto, se o seu uso não for associado a uma boa mesa de escritório. O mais interessante, com relação à pouco glamourizada mesa, é que ao contrário das cadeiras, os modelos mais simples podem fazer milagre pelo seu conforto. Mas não se engane, porque das mais simples, as mais caras, quando fabricada por empresas não especializadas, podem trazer muitos problemas à sua saúde. Acontece, que por falta de conhecimento, ou redução de custos, muitas empresas colocam no mercado mesas com a altura do tampo fora do padrão estabelecido, bordas de tampo finas demais, mesas instáveis que ficam balançando, com pouco espaço para as pernas, ou com texturas que "cansam a vista", ao longo do dia.

Podem parecer detalhes bobos, no entanto, estes "detalhes" podem causar muitos danos a sua saúde. Verifique, se você já passou por algumas destas situações:

Medidas importantes para ajuste de mesa e cadeira de escritório
Medidas ergonomicas

01- Mesmo após seguir todo o roteiro de ajuste da cadeira, o teclado ou o monitor do seu computador ficam com a altura incorreta, te obrigando a "desajustar" a cadeira?










Punhos machucados devido ao uso de mesas de escritório sem ergonomia
Punhos Machucados


02- Ao final do dia, você percebe que a parte inferior dos seus punhos estão marcados (formando um "vinco" na sua pele)?



03- Após muitas horas de trabalho, você sente os seus ombros com a musculatura tensionada? 04- Mesmo com uma cadeira adequada, ao final do dia, você sente as pernas cansadas, chegando a formigar em alguns casos? 05- Quando você vai escrever alguma coisa (no papel mesmo, esta nobre e esquecida arte), a mesa fica balançando (se tiver que usar a borracha então, terremoto na certa). 06- Já aconteceu de você ficar com dor de cabeça, ou ter dificuldade de enxergar o que está escrito, em especial quando escrito à lápis em um papel branco?

Bom, se você respondeu sim, para pelo menos uma das perguntas acima, é bem provável que o seu problema seja a mesa. Mas e agora, como eu posso comprar a mesa correta para trabalho, apenas olhando as fotos na internet? Ou mesmo indo até uma loja física, sentando à mesa por apenas 1 minuto, para poder decidir? Pensando nisso, montei este roteiro, para que você possa "checar" se a mesa que você está comprando trará mais alegrias do que tristezas. A primeira coisa que você precisa fazer, é verificar o espaço disponível, e com isso calcular as medidas possíveis para e mesa. Tendo em mente é claro, que a mesa precisa caber no local que você escolheu para ela. Parece bem óbvio, mas vai por mim, é mais comum de acontecer do que você imagina. Alem disso, precisamos verificar o espaço que vai sobrar para circulação (nestes dois post's, você encontrará todas as informações para calcular o espaço dos corredores e a medida da mesa:


https://www.opusflex.com.br/post/como-calcular-corredores


https://www.opusflex.com.br/post/tamanho-da-mesa

O segundo passo, é verificar a altura da parte de cima do tampo, em relação ao piso. Esta medida precisa estar entre 710 e 750mm de altura.


Caso contrário, pode ser que mesmo ajustando corretamente a cadeira (seguindo os passos deste post)


https://www.opusflex.com.br/post/2017/08/04/senta-direito


Algum parâmetro, fique em desacordo, e mesmo colocando a cadeira nos limites (altura do assento e braço), você não consegue obter uma posição de trabalho confortável.

Verificado todas as medidas da mesa, vamos para o passo seguinte, que é o espaço para as pernas. Acontece que algumas empresas, no intuito de reduzir custos, utiliza matérias primas de baixa qualidade, e para conseguir atingir uma resistência mínima na mesa, aplica estruturas horizontais (travessas) na parte da frente do tampo, prejudicando o espaço necessário para as pernas.


Medidas necessárias para acomodar as pernas embaixo da mesa
Espaço para as pernas embaixo da mesa
Dois tipos possíveis de borda para mesa ergonômica (borda reta e perfil ergosoft)
Tipos de Bordas de Mesa

Outro ponto importante, que praticamente todos os marceneiros (e alguns fabricantes) desobedecem, é a espessura da fita de bordo aplicada no topo dos tampos. Ela precisa ter, pelo menos 2mm de espessura (para os casos de mesas com bordas retas), ou possuir um perfil de PVC ou borracha instalados pelo menos na borda em que o usuário tem contato no tampo da mesa. Isso é importante, para criar um ponto de contato confortável bos braços com a mesa, impedindo que você machuque a parte inferior dos punhos, podendo até, prejudicar a circulação sanguínea nos braços e mãos.


Verifique também, se a mesa possui niveladores de altura instalados nos pés da mesa. Os niveladores, são importantes para compensar eventuais irregularidades do piso, garantindo que a mesa fica estável e não balance, quando você estiver escrevendo.

E por último, e pouco lembrado, é a textura do material do tampo. Dê preferência sempre para materiais com algum tipo de textura, ou cores escuras. Isso não quer dizer que o tampo da mesa tenha que ser de cor escura, na verdade a maioria das mesas é de cor clara, principalmente em ambientes menores. Mas evite a combinação das duas coisas (cor clara e textura muito lisa), pois isso fará com que a superfície do tampo seja muito reflexiva à iluminação, gerado um desconforto visual, que se acumula ao longo do dia. Então recapitulando, temos o roteiro de 7 passos, para escolher uma mesa de trabalho: 01- Altura do tampo da mesa, em relação ao piso 02- Profundidade mínima do tampo da mesa 03- Espaço para as pernas 04- Borda do tampo 05- Niveladores 06- Largura mínima do tampo 07- Reflexibilidade do material

Espero que com este pequeno roteiro, eu consiga te convencer da importância da mesa, no papel da ergonomia, e caso você precise comprar uma mesa nova, este roteiro possa te auxiliar nesta jornada!


Conheça nossa linha de mesas!


417 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo