top of page
  • Foto do escritorOpusflex

Como escolher o tamanho da mesa de reunião, em função do número de cadeiras e vice-versa

Há algum tempo atrás, escrevi um post sobre "como calcular o tamanho de mesas para escritório", incluindo os espaços necessários para o corredor de passagem, bem como as distâncias mínimas e máximas entre as pessoas sentadas à mesa.


Relendo este post, percebi que ficou faltando falar sobre os tamanhos de mesas de reunião, que seguem regras um pouco diferentes em relação ao restante das mesas do escritório.


Então, resolvi montar este resumo em forma de tabelas práticas, de como podemos escolher a mesa de reunião, em função de quantas cadeiras desejamos acomodar.


Lembrando que todas aquelas regras que postei anteriormente sobre distância entre a mesa e a parede, corredores de passagens, etc... também são válidas para as mesas de reunião. Então, antes de mais nada, dá uma olhada no meu post, sobre "como calcular tamanho de corredores", para não correr o risco de comprar a mesa certa para a sala errada.


Dito isso, vamos ao que interessa:



Tabela com o número de cadeiras que podemos colocar em função do tamanho da mesa de reunião retangular
Tabela de lugares para mesa de reunião retangular

Tabela com a quantidade de lugares para mesa de reunião formato bote
Tabela de Lugares Mesa de Reunião Bote


Tabela com a quantidade de lugares para mesa de reunião formato oval
Tabela Lugares Mesa de Reunião Oval

Tabela com o número de lugares para mesa de reunião com formato redondo
Tabela Lugares Mesa Reunião Redonda


Tabela com a quantidade de lugares para mesa de reunião formato quadrado
Tabela Lugares Mesa Reunião Quadrada

Lembrando que algumas situações de layout, podem invalidar essa regra, como por exemplo, situações em que temos um painel para TV encostado na mesa...


Esta é uma situação bem comum, quando precisamos usar a mesa, para esconder o cabeamento que vai para a TV. Nestes casos, precisamos levar em conta, o tamanho da TV, que pode fazer com que a proximidade da tela, incomode os usuários que se sentam próximos.


Vale lembrar também, que em muitos casos, podemos usar a mesa de reunião para outras atividades além das reuniões. Nesses casos, devemos repensar o tamanho da mesa, em função da atividade desenvolvida, ou dos equipamentos que serão usados.


Mas, para o uso em reuniões, levando em conta essas tabelas, os corredores de passagem e o layout, tenho certeza de que sua próxima sala de reunião, será confortável e funcional.


E agora que você já sabe o tamanho e o formato da mesa de reunião que você precisa comprar, que tal nos prestigiar, dando uma "espiada" em nosso site?


bottom of page